Buscar
  • Joana Martins

TARRINA na mesa da EVASÕES!

A beleza e a utilidade da Tarrina de Joana Cabrita Martins conquistaram a mesa da Revista Evasões!


Tacho sobre a mesa.

O Algarve é muito mais do que sol e praia. É também a serra e as aldeias, as olarias, a cortiça, os cestos e a tecelagem. E em Loulé há quem esteja determinado a não deixar morrer as boas tradições.

Em tempos de crise para as pequenas manufacturas, artesãos e designers encontram juntos, no Projecto TASA-iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve gerida pela Proactivetur- uma forma de produzir peças de autor com inspiração e materiais tradicionais, mas pensados para o presente e para o futuro.


...são peças originais e bonitas, claro, mas que nunca perdem o propósito fundamental na base do artesanato ancestral: a utilidade.

A TASA está a trazer uma nova vida para o artesanato, valorizando-o e tornando-o mais contemporâneo.

No processo juntam-se gerações, a dos jovens designers na casa dos 20-30 anos e a dos dezassete artesãos, quase todos sexagenários e septuagenários, que aceitaram o desafio de fazer algo novo.

O resultado são peças originais e bonitas, claro, mas que nunca perdem o propósito fundamental na base do artesanato ancestral: a utilidade.

É o caso deste tarro alentejano, aqui feito Tarrina: um recipiente de cortiça com uma taça de cerâmica que encaixa no interior, e que assim vai «bem vestida» para a mesa sem precisar de base para quentes.

Na versão individual, pode servir de prato para levar do forno à mesa ou ser usado como marmita.

A peça foi desenvolvida por dois designers e três artesãos e integra a colecção Montanhac, inspirada nos padrões das mantas alentejanas que remontam à erança arabe. .


#design #tarrina #TASA #reintrepretar #artesanatocontemporaneo

0 visualização

Descubra Mais

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2020 por Joana Cabrita Martins

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now