Carrinho de Chá patente na exposição "DESEJO TENSÃO TRANSIÇÃO" no âmbito da Experimenta Design15
Desejo, Tensão, Transição – Percursos do Design Português é uma exposição inédita, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, EXD’15 e ESAD IDEA — Investigação em Design e Arte.
Com curadoria geral de José Bártolo, a exposição reflete o design português enquanto território, amplo e heterogéneo, configurando uma geografia particular que se oferece a ser percorrida através de 16 módulos expositivos, com curadorias próprias, autónomos e heterónimos entre si.
"Imaginemos a reunião de diferentes narrativas históricas, ora mais próximas ora mais distantes de nós no tempo. "
A exposição propõe uma perspetiva singular do design português, da produção contemporânea em diversas áreas (do design de produto ao editorial, do design multimédia ao mobiliário) e da relação entre a contemporaneidade e a história.
"Tomemos o design português como território. Imaginemos-lhe uma geografia particular: ilhas, arquipélagos, penínsulas. Tomemos esse território e a sua geografia como campo de trabalho. Partamos da produção contemporânea, do seu mapeamento, e articulemo-la com a história, na perspetiva de uma história experimental. Imaginemos a reunião de diferentes narrativas históricas, ora mais próximas ora mais distantes de nós no tempo. Coleções, arquivos, gabinetes de curiosidades. Uma construção discursiva que trabalha sobre essa outra escrita, a geografia, enunciação possível de um território. Assumamos a metalinguagem: estórias dentro de estórias configurando uma história – desejo, tensão, transição. "
José Bártolo, curador
Comments