A exposição "Diseño en Portugués-Formas de una Identidad", leva o Carrinho de Chá, de Joana Cabrita Martins numa jornada a Madrid.
Formas de uma Identidade desloca-se até Madrid. Durante esta edição da ARCO, a feira internacional de arte contemporânea, o MUDE apresentará cerca de 70 peças de design da autoria de 44 autores. Esta mostra, com curadoria de Bárbara Coutinho, apresenta as mais notáveis tendências do design português ao longo dos últimos 60 anos, todas elas enquadradas no contexto cultural português. Em destaque estarão três temas principais: O Predomínio da Forma sobre o Ornamento, Inteligência Prática e Entre o Popular e o Erudito. A exposição estará patente ao público entre 24 de fevereiro e 27 de março na Central de Diseno (DIMAD).
Simplicidade, racionalismo e referências ao passado.
Esta exposição põe em destaque diferentes facetas do design em Portugal. A história de Portugal é prova do quanto a sua identidade é caracterizada por uma mentalidade aberta e recetiva.
Em destaque estarão três temas principais: O Predomínio da Forma sobre o Ornamento, Inteligência Prática e Entre o Popular e o Erudito.
São múltiplos os traços europeus, brasileiros, africanos e orientais que influenciaram a cultura portuguesa. Estas características são visíveis no design português, como fica demonstrado na exposição. Além das referidas influências, podem ser definidos vários temas. O primeiro deles, O Predomínio da Forma sobre o Ornamento, mostra uma abordagem racionalista através da qual os designers procuram reduzir as peças à sua essência. Nelas prevalece a simplicidade da forma e dos recursos utilizados. Destacam-se as peças: Estante XI de Gonçalo Campos e o candeeiro Light de Rita Filipe. O segundo tema, Inteligência Prática, ocupa-se da sensibilidade dos materiais e do papel essencial das técnicas no design. A Mesa de apoio de José Espinho e a jarra Hybris de Alda Tomás são exemplos desta categoria. A referência ao tradicional prevalece no âmbito do tema Variações sobre o Tema da Tradição, que consiste na reinterpretação de técnicas artesanais, costumes tradicionais e rituais. Representativos disso mesmo são o design do copo Splendidor de Paulo Sellmayer e o banco Itálico de Henrique Ralheta.
Autores:
Álbio Nascimento & Kathi Stertzig, Alda Tomás, Álvaro Siza Vieira, Ana Escobar, Ana Mestre, António Garcia, António Sena da Silva, Carlos Galamba, Carmo Valente, Conceição Silva, Daciano da Costa, Daniel Caramelo, David Marques, Eduardo Afonso Dias, Eduardo Anahory, Eduardo Souto Moura, Estúdio Pedrita, Fernando Brízio, Fernando Távora, Filipe Alarcão, Francisco Providência, Gonçalo Campos, Gonçalo Prudêncio, Henrique Ralheta, Joana Cabrita Martins, João Mendes Ribeiro, José Espinho, José Manuel Carvalho Araújo, José Viana, Marco Sousa Santos, Mariana Costa e Silva, Miguel Arruda, Miguel Rios, Miguel Vieira Baptista, Naulíla Luís, Nuno Vasa, Paulo Parra, Paulo Sellmayer, Pedro Silva Dias, Pedro Sottomayor, Raul Lino, Rita Filipe, Susana Soares, Toni Grilo
Коментарі