top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana Martins

Carrinho de Chá rola até ao outro lado do Atlântico!

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Qual é o significado de "ser português" na cultura material contemporânea e no mercado global?


Até que ponto o desenvolvimento da produção nacional passa pelo trabalho de nossa matriz cultural? Para debater estas questões, a MUDE organizou em 2014 a exposição Como se pronuncia design em Português? Olhando para o design nacional desde a década de 1950 até à atualidade, com especial destaque para o período após 1980. O objetivo era compreender como as circunstâncias geográficas e políticas de Portugal, o património histórico, a cultura e as tradições, bem como os conceitos de lugar, pertença, identidade e memória foram influenciando a teoria e a prática do design.

Dando uma atenção particular aos setores tradicionais de produção, como cortiça, madeira, vidro, cristal, porcelana e têxtil, a exposição estrutura-se em três linhas de leitura inter-relacionadas: Predominância de Forma sobre Ornamento; Inteligência Prática e Sensibilidade com os Materiais; Entre o Popular e o Erudito.

Entre 2014 e 2017, a exposição foi apresentada em Pequim, Madrid e Chaux-de-fonds, com diferentes configurações.No âmbito da colaboração iniciada entre o MUDE e a Rhode Island School of Design (RISD), e integrando a Programação das Comemorações do Dia de Portugal, a exposição viaja para Providence, apresentando uma seleção de trabalhos realizados entre 2000 e 2018 que destaca propostas das gerações mais jovens de designers, formadas em diferentes escolas do país, ou trabalhos que resultam de diversos processos colaborativos. Mobiliário, moda e acessórios, objetos decorativos e joalharia são as principais áreas representadas, dando prova da reflexão em curso sobre o design e a nossa relação com as coisas.


Designers participantes: Alda Tomás, Alexandra Moura, Álvaro Siza Vieira, Ana Escobar, Ana Salazar, Bruno Serrão, Daniela Pais, Daniela Pais, Daniela Palhares, Eduardo Marques, Eduardo Souto Moura, Eneida Tavares, Estúdio Pedrita, Fernando Brízio, Filipe Faísca, Francisco Providência, Gonçalo Campos, Gonçalo Prudêncio, Henrique Ralheta, Inês Nunes, Joana Cabrita Martins, Jorge Carreira, José Carvalho Araújo, Marco Sousa Santos, Mariana Costa e Silva, Miguel Vieira Baptista, Paulo Parra, Pedro Sellmayer, Pedro Silva Dias, Rui Grazina, Samuel Reis, Sandrine Vieira, Susana Soares, Toni Grilo, Vera Tavares, Vítor Agostinho, White Tent.​


3 visualizações0 comentário
bottom of page